Real time web analytics, Heat map tracking
  • kjw.JPG
  • bandacover2018.jpg
  • PARCERIASbanner.jpg
  • 123-.JPG
  • header3.png
  • CAPA_FB_IRS.jpg
  • cinema.jpg
  • 126_capa.jpg
  • Ateia_estreia.jpg
  • violino.JPG

Pode ver aqui as fotos da cerimónia de Tomada de Posse dos novos Corpos Gerentes para o biénio 2020/2021

Intervenção da nova Presidente da Direcção, Helena Azinheira, na cerimónia de Tomada de Posse:


"É com enorme prazer e um grande sentido de responsabilidade, e também com alguma dose de loucura, que aqui estou para contribuir com o meu trabalho, dedicação e empenho para a vida da nossa Academia.

Chegados a este momento quero começar por agradecer:
A todos os que aceitaram continuar ou iniciar a sua atividade associativa na Academia nestes órgãos socias; Entre esses uma palavra muito especial de carinho e amizade para o “meu irmão de coração” com quem mais uma vez estarei a trabalhar – o Francisco Cabau; Ao Vitor Pinto Claro e ao Higino Santos que em conversas “conspiratórias” se lembraram de mim; Também uma palavra de agradecimento a muitos amigos que fazendo ou não parte da família Académica me incentivaram a aceitar este desafio; Por último quero agradecer à minha família (ao Hugo, ao Gustavo, ao Paulo à Carolina e à Joana) que, conscientes das minhas futuras ausências, faltas de tempo e trabalho extra, sempre me incentivaram e, tenho a certeza, me apoiarão em tudo. Finalmente uma palavra muito especial para os meus pais. Por aquilo que sou, por me terem mostrado o valor da educação e do trabalho e a importância de cada um contribuir para a construção de uma sociedade mais justa para todos. Foi a acompanhar os meus pais que aprendi a amar a Academia, mas também a compreender a importância que o trabalho das coletividades sempre teve para o desenvolvimento da vila e mais tarde da cidade de Almada e dos Almadenses. Neste momento particularmente difícil, um obrigado à minha mãe que durante toda a vida foi uma força da natureza que sempre esteve disponível para nós e que sempre foi o porto de abrigo que nos protegeu e que neste momento luta pela vida...*

Terminados os agradecimentos… vamos então ao trabalho… Reunião de Direção na segunda feira, dia 13 às 21h00!

Não, ainda não terminei. Ainda vos quero deixar mais algumas palavras! O que nos move é, tal como referido no plano de atividades para 2020 e no nosso programa de ação “A determinação de hoje para o sucesso de amanhã”. E assim, no ano em que a Academia comemora o seu 125º aniversário temos a determinação necessária e inerente a uma coletividade que desde sempre tem desempenhado um papel inigualável na dinamização das atividades culturais, recreativas e desportivas para os sócios e para a população em geral. E é este papel que queremos continuar, alargar e valorizar.
Desde sempre que as coletividades são baluartes na defesa da nossa cultura, de prevenção do isolamento constituindo-se como espaços de aprendizagem, socialização e integração social. Hoje mais do que nunca é necessário reforçar o papel das coletividades. Que como espaços de discussão e construção de opiniões contribuem diariamente para a criação de uma sociedade mais solidária, em que os conflitos e a indiferença, que tanto parece estar instalada, dêem lugar à cooperação; despertando as consciências para a construção de uma sociedade alicerçada nos valores da liberdade conquistada a 25 de abril
de 1974, da democracia, da solidariedade, da justiça social, da inclusão e da coesão social.
Este trabalho não é fácil! Todos os dias temos de combater o efeito magnético do sofá e da televisão. Mas não desanimamos! Estamos determinados sabemos que apesar das redes sociais e da tecnologia ao dispor (de alguns), a solidão no meio da multidão está em cada esquina, sabemos que podemos contribuir e contribuímos para evitar a solidão e para a formação dos almadenses como indivíduos interventivos e com opinião!

Como é do conhecimento de todos a Academia vive uma situação económica difícil, contamos com a imaginação e com o rigor para melhorar esta situação. Mas também contamos com os apoios públicos, principalmente do poder autárquico democrático. Apoios esses que são, como já foi anteriormente dito pelo presidente da mesa da assembleia geral, um direito, na medida em que os nossos quase 125 anos de existência mostram bem como a Academia presta serviços à população, substituindo, muitas vezes, o estado na oferta cultural, recreativa e desportiva. Contamos também que a CMA assuma o compromisso de recuperação do Cine-Teatro 1, Sala da Banda, Sala do Associado, Museu, e restantes espaços do projeto já aprovado, cuja execução da obra é fundamental para a adequação das instalações às atuais exigências da massa associativa e não só.
Estamos conscientes da dimensão das tarefas que queremos a levar a cabo, contarão com o nosso empenho, trabalho e dedicação e nós contamos com o apoio e a participação de todos os académicos e como sempre tem acontecido contamos com os trabalhadores, professores, maestro, técnicos que sempre estiveram ao nosso lado, apesar de todas as dificuldades.

Com todos acreditamos e sonhamos! E como se diz no plano de atividades e orçamento para 2020: Acreditar é o primeiro passo para a conquista!
E como diz o poeta: O sonho comanda a vida…

Muito obrigada a todos,
Viva a Academia Almadense!

Helena Azinheira"
 
*Actualização: a mãe de Helena Azinheira faleceu no dia 13/01/2020.